Caso tenha perdido ou se o seu aparelho celular foi roubado, existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir os transtornos e prejuízos. Clique em leia mais e confira algumas dicas.
1. Ligue para a central de atendimento da operadora e solicite o bloqueio da linha;
2. Encontre o IMEI (nº de identificação do aparelho) na nota fiscal do aparelho;
3. Você também pode encontrar e anotar o IMEI do aparelho digitando *#06# ;
4. Faça um Boletim de Ocorrência ou assine um Termo de Responsabilidade na loja da operadora para bloquear o aparelho com IMEI;
5. Se usa um smartphone com aplicativo de rastreamento, peça ajuda da polícia para tentar recuperá-lo;
6. Se pagou caro no aparelho (e costuma perdê-lo), faça um seguro para o aparelho.
O que é IMEI
IMEI (International Mobile Equipment Identity / Identificação Internacional de Equipamento Móvel) é um número de identificação global e único para cada telefone celular.
Há duas formas de identificar o IMEI: na etiqueta colada no aparelho retirando-se a bateria ou digitando no teclado com o aparelho ligado o código: “*#06#” (sem aspas). O número é formado por quatro grupos, que seguem o padrão: NNNNNN-NN-NNNNNN-N.
Essas identificações dos celulares conectados a uma rede GSM são armazenadas em um banco de dados (EIR – Registro de identidade de equipamentos) contendo os números de todos os equipamentos móveis válidos no mundo. Ao ser reportado uma perda, furto ou roubo do telefone junto com o número do IMEI, automaticamente o aparelho se torna bloqueado, independente de qual chip esteja inserido.
*#06#