Escola Municipal do Rosário inaugura laboratório de informática e biblioteca

A Escola Municipal do Rosário, localizada no Bairro do Rosário, em Elói Mendes, inaugurou na sexta-feira (16), o Laboratório de Informática “Maria José Lebre de Lima” e também a Biblioteca “Prof. Leda Maria Pereira Balbino”. Estiveram presentes para a cerimônia Prefeito de Elói Mendes, Natal Cadorini; o vice-prefeito, Adauto Pereira Valias; a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Maria Léia Domingos; a secretária de Educação, Eulália Valias Bruzigues; a diretora da EM do Rosário, Maria Lionie de Lima Silva; vice-diretora, Maria Auxiliadora Mendes, demais autoridades, além de pais, alunos e moradores. Clique em Leia Mais e confira a notícia completa.

“São obras importantes, que vão contribuir decisivamente para o desenvolvimento e melhoria da qualidade da Educação no município”, disse a secretária municipal da Educação, Eulália Valias Bruzigues (Lalita).

Homenageadas

Profesora Maria José Lebre de Lima, a Dona Zica, nasceu em Elói Mendes no ano de 1925. Filha de Maria da Silva Lebre e João Ferreira Lebre, não conheceu seu pai, pois este foi atingido por uma corrente elétrica de um raio o que o levou à morte quando sua mãe encontrava-se no terceiro mês de sua gravidez. Viveu com sua mãe e seus irmãos, até aos 12 anos, quando também ficou órfã de mãe.
Desta data em diante seu irmão mais velho, José Ferreira Mendes e sua esposa, Anita Ferreira a assumiram como filha, custeando-lhe os estudos até a oitava série na escola do “Doutor Cassimiro Antônio Vieito”, depois passando por um exame de seleção no “Colégio Imaculada Conceição” na cidade de Machado – MG, onde concluiu seus estudos como professora.
Aos 18 anos começou sua carreira profissional como educadora no Grupo Escolar Targino Nogueira, atual Escola Estadual Targino Nogueira, onde com dedicação, serenidade, paciência e principalmente com amor à profissão e aos que passaram por ela como aprendizes, fez com que acumulasse toda a sabedoria que Deus lhe deu ou permitiu no decorrer de sua vida. Lá permaneceu até a sua aposentadoria.
Casou-se com Oséas Oscar Lima, tiveram 12 filhos sendo 3 homens e 9 mulheres. Faleceu no dia 7 de Janeiro de 2009.

Professora Lêda Maria Pereira Balbino, mais conhecida por “Dona Lêda” permaneceu na cidade de origem (Três Corações) por apenas três anos. Filha de João Alves Pereira e Maria Flausina Pereira, em 1930 mudou-se para Elói Mendes para morar na fazenda Boa Vista na localidade denominada Martins.
Iniciou seus estudos como professora particular na própria fazenda e em 1937 passou a estudar interna no Colégio dos Santos Anjos em Varginha, onde cursou o primário, o Colegial e o Curso Normal. Formou-se professora em 1944.
Iniciou sua carreira em 1960, no Grupo Escolar Targino Nogueira, onde trabalhou como professora até 1963, quando foi nomeada diretora do recém criado Grupo Escolar Brasilino Alves Pereira (Grupo de Lata), que recebeu esse nome em homenagem ao seu avô Coronel Brasilino. Foi vereadora do município de Elói Mendes na gestão de 1983 – 1988. Em 4 de dezembro de 1986 recebeu da Câmara Municipal o título de “Cidadã Honorária Eloiense”.
Casou-se com Américo Balbino de Carvalho, teve 3 filhos. Faleceu no dia 23 de fevereiro de 2012.



Mais melhorias

Outras escolas beneficiadas com melhorias são: Escola Municipal Carrossel, no bairro Nossa Senhora Aparecida; Escola Estadual Brasilino Alves Pereira, do bairro Santa Alice; Escola Municipal Maria do Carmos Mendes, do bairro rural São Domingos, além da Escola Municipal Prof. Júlia Camões Vieito, do centro da cidade.



Esta notícia foi lida 4.460 vezes.

Comentários estão desabilitados.