Elói Mendes produz 12 toneladas de lixo por dia. Em 2010, ocorreu a instalação do aterro sanitário construído com recursos da Prefeitura e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (SEDRU). O aterro fica na estrada vicinal para Monsenhor Paulo, a 5 km do centro de Elói Mendes, no bairro Morro Preto. A área atende a todas as exigências do FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente), e tem capacidade para depósito de lixo para aproximadamente 20 anos. Clique em Leia Mais e confira a noticia completa.
Antes, o lixão encontrava-se com capacidade esgotada, não havendo espaço para aberturas de novas valas. E com a chuva, o chorume (líquido do lixo) escorria para o ribeirão da Onça que entrava na ETA (estação de Tratamento de Água) do SAAE (Serviço de Água e Esgosto) contaminando a água que chega para a população.
Hoje o lixo está sendo depositado em em local apropriado que é o aterro sanitário. Pouco mais de 50 cidades mineiras têm aterro sanitário. Atualmente, o aterro conta com um galpão para separar o material reciclável e um local coberto para depositar o lixo hospitalar, lixo tóxico e animais mortos. Em outro espaço fica o lixo que não pode ser aproveitado, com solo impermeabilizado para evitar contaminação. Devido a essas melhorias nossa cidade passará a receber o ICMS ecológico.
Desde a implantação do aterro sanitário, a cidade conta com a coleta seletiva de lixo. Além disso, Elói Mendes é uma das 23 cidades do Sul de Minas participantes do projeto Novo Ciclo que trata de assuntos como coleta seletiva, reciclagem e sustentabilidade.