O boletim médico sobre a saúde do deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) divulgado ontem descartou a ocorrência de infarto e o diagnosticou com pressão alta e alteração de coagulação. Preso na última sexta-feira após ter sido condenado no processo do mensalão, Genoino foi transferido ontem do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), após autorização do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Clique em leia mais e veja a notícia completa.
Barbosa atendeu a um pedido da defesa de Genoino. O petista sofre de problemas cardíacos e passou por uma cirurgia em julho. O presidente do STF permitiu que ele se trate em casa ou em um hospital até que uma junta médica avalie seu quadro de saúde. A análise será feita hoje, às 14h no ICDF.
Laudo
Segundo seu advogado, Luiz Fernando Pacheco, dentro do presídio Genoino não pode receber os cuidados médicos que necessita. Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) produzido na terça-feira atestou a gravidade do estado de saúde do ex-presidente do PT.
O boletim divulgado pelo ICDF por volta das 13h 30min de ontem afirma que, apesar de descartado o infarto, a “elevação dos níveis pressóricos (pressão arterial)” pode “comprometer o resultado da cirurgia de correção de dissecção da aorta” e a “alteração de coagulação (…) aumenta o risco de sangramentos”.
Não há informações detalhadas sobre o nível da pressão dele ou sobre essas alterações na coagulação. De acordo com o boletim, Genoino encontra-se estável e deve permanecer internado até o controle da pressão e dos parâmetros de coagulação.
Fonte: Jornal Hoje em Dia, sábado, 23 de novembro de 2013 – Página 03.