Estiagem seca fontes e moradores de Cambuquira ficam sem água

Moradores de Cambuquira (MG) vem sofrendo com a falta de água neste período de estiagem. Toda a cidade é abastecida pelas fontes da Serra das Águas, que estão secando pela falta de chuvas. A distribuição de água está sendo feita por caminhões-pipa, mas há dificuldade em atender toda a população. Clique em Leia Mais e confira notícia completa

 

 

 

 

No Parque das Águas, o movimento aumentou. As pessoas estão buscando água pra beber, cozinhar e até para o banho. O lanterneiro Mozart Siqueira conta que no dia anterior pegou 30 litros de água na fonte, e neste sábado (8) teria que buscar mais 10 litros. Os moradores começam a ficar preocupados com a situação. “A água é o principal ‘né’. Sem energia a gente fica, acende uma vela, mas sem água não dá”, comenta o carpinteiro José Getúlio.

A água que abastece o município de Cambuquira vem de nascentes na Serra das Águas, que faz limite com o município de Lambari (MG), no alto da cidade. Por causa da estiagem, o manancial está secando. O reservatório é responsável pelo abastecimento de 70% na cidade, e sem chuvas, ele não consegue acumular água, quando o comum para essa época do ano seria que ele estivesse transbordando. “Nessa época do ano eu não tenho registro de que tenha acontecido estiagem”, afirma o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Gustavo Furtado Borges.

Caminhões-pipa distribuem água para população de Cambuquira (Foto: Claudemir Camilo / EPTV)Caminhões-pipa distribuem água para população de Cambuquira (Foto: Claudemir Camilo / EPTV)

O reservatório com capacidade para 400 mil litros está com apenas 50 mil. A vazão que era de 12 litros por segundo reduziu pela metade. A falta d’água se agravou porque o município só conta com as nascentes. A estação de tratamento que começou a ser construída em junho do ano passado ainda não está pronta para começar a operar. “Falta colocar uma bomba no meio da adutora. Ela está sendo fabricada e no máximo um mês ela será instalada para a água do Rio São Bento começar a ser tratada”, explica o presidente do SAAE municipal.

Ainda de acordo com Borges, a água que está vazando no bairro Regina Celi, relatada por moradores, vem do Rio São Bento. A empresa faz um teste na nova adutora da cidade. A água não tem tratamento e deve vazar durante todo o final de semana. Para ajudar na distribuição de água à população, caminhões-pipa do Exército estarão na cidade na próxima semana.

Fonte: G1



Esta notícia foi lida 1.028 vezes.

Comentários estão desabilitados.