A partir do dia 9 de maio, cerca de 15 quadros pintados em óleo e acrílico sobre tela ficarão exposto no foyer do Club Elói Mendes. As obras são da artista plástica eloiense, Maria Augusta Procópio. Os quadros poderão ser e adquiridos das 8h às 17h, de segunda a sexta; em especial ao Dia das Mães, a exposição será aberta no sábado das 8h ao meio-dia.
O Foyer é cedido gratuitamente. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os interessados podem ligar para 3264 4403 ou ir até o local, Praça Matriz,342 – Centro de Elói Mendes. Clique em Leia Mais e confira a notícia completa
Saiba mais da artista
Maria Augusta Procópio, natural de Elói Mendes-MG e formada pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola de Belas Artes e Artes Gráficas de Belo Horizonte – “ Escola Guignard”, mesmo depois de ter incursionado pelas mais variadas técnicas, sempre preferiu a pintura. E na pintura, Maria Augusta soube valorizar o rosto, a retratação do ser humano como elemento primordial na obra do Divino Criador. Sua escola, o impressionismo, lhe proporciona uma pintura espontânea e criativa, usando a figura humana como tema preferido. Seu trabalho está estritamente ligado ao contexto social e à comunicabilidade das figuras e suas obras representam o desejo de retratar a vida como ela é. Ainda estudante, Maria Augusta Procópio apresentou no Salão Azul do Hotel Del’Rey, em Belo Horizonte, sua primeira mostra individual de trabalhos, retratando trinta e duas personalidades ilustres dos meios político, empresarial, jornalístico, profissional e social de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais. Embora estudante ainda, Maria Augusta recebeu por ocasião dessa exposição o reconhecimento como artista, não só pelas pessoas que no salão compareceram, mas principalmente pela crítica especializada, que se pronunciou inteiramente em elogios aos trabalhos que fizeram de Maria Augusta uma pintora diferenciada, com características próprias e muita personalidade. Para a supracitada exposição, Maria Augusta retratou pessoas muito especiais como Juscelino Kubistschek, o senador Milton Campos, o então prefeito de Belo Horizonte Luís de Souza Lima, o empreiteiro José Mendes Júnior, o banqueiro João do Nascimento Pires, o oftalmologista Prof. Hilton Rocha, o tri-campeão mundial de futebol Eduardo Gonçalves de Andrade (Tostão), a atriz Priscila Freire, entre outras. Esta exposição foi amplamente noticiada pelos principais jornais de Minas e de outros estados e mereceu da crítica especializada o título de “Um dos principais acontecimentos do Ano” no cenário artístico de Belo Horizonte. Em 1988, com vernissage no “Foyer” do Theatro Capitólio, inaugurou sua exposição individual de retratos e pinturas em Varginha-MG. Da galeria de personalidades varginhenses retratados poderemos citar alguns nomes: Dilson Melo (na época, prefeito de Varginha), Dr. Armando Martins Pinto (médico e político), Dr. José Marcos Oliveira Resende (médico), Dr. Carlos Alberto, Thereza Zamboti, e Dr. Zerbini (famoso Cirurgião Cardiovascular) e outros mais. Desde então, tem tido seus retratos e pinturas reconhecidos como obras-de-arte em todas as exposições, sempre coroadas de sucesso. Sua exposição se difere de muitas outras, pois nos traz não somente belas pinturas, mas nos mostra também a magia das cores e dos pincéis, sua criatividade, tendo no traçado firme das linhas uma particularidade diferenciado.