Com pouco mais de 250 casas, Porto dos Mendes, distrito de Campo Belo (MG), enfrenta uma das piores crises econômicas de sua história. O longo período de seca mudou drasticamente a paisagem banhada em parte pelo Lago de Furnas e em parte pelo Rio Grande. Segundo a prefeitura, o faturamento do setor de turismo já é 90% menor que o registrado em 2013. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.
O Lago de Furnas está com pouco mais de 10% da capacidade do reservatório, o pior nível desde 1999. Por causa disso, a represa de Porto dos Mendes está quase seca. A associação de moradores do distrito acredita que, se não chover, logo o Rio Grande também estará na mesma situação. Muitos comerciantes foram embora ou mudaram de ramo na tentativa de sobreviver à seca. Dos cinco criadores de peixe do distrito, apenas um continuou na atividade.
“Eu fui privilegiado porque tenho esse laguinho aqui na porta de casa”, conta o criador de peixes Cleunir Júnior Pereira, que ainda consegue obter alguma renda.
O Distrito de Porto dos Mendes fica entre Campo Belo e Nepomuceno (MG). Por terra, o percurso entre as duas cidades é de mais de 100 Km. A alternativa pela represa reduz a distância para a metade, mas o baixo nível da água ainda pode comprometer o funcionamento da balsa, levando novas preocupações para os moradores.