A Prefeitura de Elói Mendes desenvolve um trabalho na área da educação que tem apresentado bons resultados. O Núcleo de Atendimento Multidisciplinar – NAM atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem matriculados nas escolas da rede municipal de ensino. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.
O local funciona desde outubro de 2013. Uma vez por semana, estudantes da zona rural e urbana, de 4 a 17 anos, são atendidos pela psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga ou assistente social. Em
2014, cento e setenta e cinco alunos foram acompanhados. Alguns já tiveram alta e todos apresentaram melhoras, seja na escola ou em casa.
Para receber atendimento é preciso obter encaminhamento da escola. Por ele, são selecionados os casos de prioridade, como quadros de autismo, hiperatividade, questões sociais, dificuldade na fala, na escrita, coordenação motora, dificuldade de acompanhar o ritmo da turma e de concentração, entre outros problemas.
São aproximadamente 10 atendimentos por dia de cada profissional. Cada sessão dura cerca de 30 a 50 minutos. Há casos de encaminhamento ao neurologista ou pedido de medicamento. Sessenta e seis crianças estão na lista de espera. Por isso, os pacientes que faltam três vezes sem justificativa passam sua vaga para quem mais necessita.
A coordenadora do NAM, psicopedagoga Grazielle Inocêncio, além do atendimento clínico, uma vez por mês visita cada escola do município para avaliar o rendimento dos alunos atendidos pelo NAM.
Os pais também participam do acompanhamento. Há o grupo de mães por faixa etária que passa orientações de relacionamento com os filhos.
A equipe multidisciplinar é formada pela psicóloga – Alessandra Jarduli, Psicopedagoga – Grazielle Inocêncio, Fonoaudióloga – Maria Luisa Pelegrinetti Valias dos Reis e apoio da assistente social Cássia Alves Bueno.