O governador do Estado, Antonio Anastasia decidiu nomear o advogado e professor, Luiz Carlos Balbino Gambogi para vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), pelo quinto constitucional. Ele foi escolhido numa lista tríplice, que foi votada na segunda-feira (25/02) pelo Tribunal Pleno do TJMG, no que também tinha os nomes de Sebastião José Vieira Filho e Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa. Luiz Carlos Gambogi recebeu durante a formação da lista sêxtupla no Conselho Seccional da OAB/MG 61 votos e no Tribunal de Justiça recebeu 59 votos.
Luiz Carlos Gambogi é advogado inscrito na OAB/MG sob o nº 36065. Ele é Mestre e Doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor de Filosofia do Direito dos cursos de graduação e pós-graduação (nível Mestrado) da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec). Natural de Elói Mendes, no Sul de Minas, Gambogi foi coordenador da área de Direito Eleitoral da Escola de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais; chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Educação; deputado estadual, secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração; e secretário adjunto de Estado do Trabalho e Ação Social.
Currículo
Luiz Carlos Gambogi possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC. Tem experiência acadêmica na área de Filosofia do Direito e Antropologia Filosófica, atuando, principalmente, no âmbito da hermenêutica jurídica e do Direito Administrativo.
Fontes: OAB/MG; AMAGIS – Associação dos Magistrados Mineiros