SindMeta realiza manifestação

O Sindicato dos Metalúrgicos de Varginha – SINDMETA, realizará uma manifestação agendada para o dia 12/11 (terça-feira) às 10:00 horas em frente ao Banco do Brasil da Praça José Rezende Paiva (Concha Acústica). Clique em Leia Mais e confira a notícia completa.

 

 

 

É de conhecimento público que a Steam Master Equipamentos Térmicos Ltda, empresa do seguimento de metalurgia (caldeiras) vem passando por dificuldades financeiras, de forma que ingressou com pedido de Recuperação Judicial que tramita perante a Segunda Vara Cível do Fórum da Comarca de Varginha (MG), processo n. 0281027.80.2012.8.13.0707.

Nesse contexto, a Empresa Steam Master, no processo da recuperação judicial, propôs como pagamento dos débitos apurados a venda de todo o seu ativo o que a principio é suficiente para pagar a todos com um deságio no importe de 10%.

Para aprovação do plano de recuperação judicial é necessário a adesão de todas as classes na seguinte forma: no que diz respeito aos credores quirografários e garantia real, mais da metade do valor total de seus créditos; no que diz respeito aos credores trabalhistas,  pela maioria simples dos presentes.

Em primeira Assembleia Geral de Credores, realizada no dia 27/09/2013, a proposta sugerida foi aceita pela maioria de todos os envolvidos, com a exceção dos agentes financeiros (BANCOS).

Dentre as recusas na aceitação do plano pelos agentes financeiros, o que mais surpreendeu o presente Sindicato foi a falta de bom senso do Banco de Brasil, credor que sozinho possui poder para barrar a presente recuperação judicial, tendo em vista representar mais de 50% do crédito da classe de garantia real.

Como todos já sabem, os trabalhadores esperam e necessitam do seu crédito (de caráter alimentar) que não foi saldado até a presente data, sendo que os pagamentos dos débitos se arrastam há mais de dois anos.

Nesse contexto, apuramos que o Banco do Brasil, como credor em garantia real possui como “garantia” parte do terreno mais valioso da Steam Master e receberá todo o valor devido, não havendo razão logica aparente para recusa de plano de pagamento tão favorável aquela instituição.

Diante do exposto questionamos por que o Banco do Brasil, sociedade de economia mista, com participação majoritária da União, que se auto denomina como “Banco do Povo”, pratica tamanho descaso, desinteresse  e falta de boa vontade em aderir a um plano cujo consequência seria o rápido pagamento de todos os credores, inclusive o crédito que o próprio tem a receber, sem quaisquer deduções e/ou desvalorização?

Caso não ocorra a aprovação do plano de recuperação judicial sua falência será decretada automaticamente, eternizando assim o pagamento de todos os créditos a serem recebidos, além de inviabilizar as atividades comerciais da Recuperanda, (o que seria trágico haja visto a empresa já estar contratando novamente e pagando impostos gerando divisas para nossa cidade) refletindo diretamente na subsistência de mais de 300 trabalhadores (diretos e indiretos) e suas famílias, bem como de prestadores de serviços, dentre outros.

Assim, o SINDMETA solicita o seu apoio da imprensa e da sociedade Varginhense em uma manifestação agendada para o dia 12/11 (terça-feira) às 10:00 horas em frente ao Banco do Brasil, com o intuito de flexibilizar o Banco do Brasil (Banco do Povo) a aderir a recuperação judicial em prol da nossa cidade.

 

Tadeu Paschoal (Presidente)

Omar Batista Flauzino (Diretor)

Geanne Pereira Corrêa (Homologadora)

 Helen Pereira de Souza (advogada)

Marcel Leão Troleis (advogado)

 

Sind-Meta

Rua Tiradentes, n° 749 – Centro – CEP: 37002-200 – Varginha-MG
Telefax: (35) 3221-4398 / (35) 9132-5544 / 8805-7998

Contato: [email protected] / [email protected]

Skype: helensouza.adv / marcel_troleis

 



Esta notícia foi lida 1.010 vezes.

Comentários estão desabilitados.