Desde 2007, padre Odair Novais natural de Elói Mendes está nas Filipinas onde atua como missionário. Aos 40 anos, ele vive na capital, Manila, que fica a cerca de duas horas de voo de Tacloban, a cidade mais atingida pelo tufão. O número de mortes provocadas pelo tufão Haiyan já ultrapassa 5 mil mortos, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Desastre, o que faz do supertufão o pior desastre natural na história do país. Clique em Leia Mais e confira a notícia completa.
Antes de viver fora do Brasil, estudou em Pouso Alegre e em Belo Horizonte. Depois, foi ordenado na igreja matriz de Elói Mendes. Pela internet, ele tranquilizou a família e falou como tem sido o trabalho no local da tragédia.
“Os ventos foram muito fortes, foi algo assustador, agora atuamos aqui tentando prover alimentos e apoio espiritual aos sobreviventes. Eu tento fazer o que eu posso e ajudar os sobreviventes espiritualmente”, disse.
Durante o contato com a família, Odair comentou que ainda há um clima de tristeza geral no país. “O local enfrenta um luto muito grande. É muita tristeza. Muita gente tem familiares, parentes e estão todos bastante chocados e abalados”, acrescentou.
De acordo com ele, uma missa foi celebrada em Tacloban antes da tragédia e houve uma previsão. “Na ocasião, eu achei até mesmo exagerada. Uma semana antes eles já estavam apavorados e de fato aconteceu. Agora eu tento ajudar como posso, com a ajuda espiritual e também para tentar reduzir os danos, enviar alimentos”, completou.
(com informações G1/MG)