As fortes chuvas de novembro e dezembro levaram, para dentro do ribeirão da onça muita terra entupindo o ribeirão e a barragem onde a água é captada. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.
Com a grande quantidade de barro próximo ao ponto de captação da água, foi necessário subir o nível da barragem aumentando assim o volume d’água na captação. Como o brejo está completamente tomado pela planta de nome taboa, a situação se complicou, pois água saiu fora do leito do ribeirão e invadiu a Taboa.
A Taboa produz um lodo amarelado e oleoso, rico em ferro que invadiu o ribeirão sendo captado junto com água a ser tratada. Como ele é difícil de ser removido completamente, parte desse ferro solúvel estava também passando pelo tratamento e chegando as residências.
O que foi e o que está sendo feito:
1) O SAAE está dando descarga na barragem para desassorear (desentupir) a mesma.
2) Está fazendo drenos no brejo para evitar que água com a lama amarelada da taboa chegue até a captação de água a ser tratada.
3) Está lavando a estação; decantadores, filtros e reservatórios para aumentar a eficiência do tratamento.
4) Está dando descargas nas redes de distribuição na cidade para limpá-las.
Para que a cidade não fique sem água completamente estes serviços tem sido feitos de madrugada e nos
domingos quando o consumo é menor.
Neste último final de semana (dias 11 e 12) já foram feitos parte do serviço acima, que continuará durante esta semana e será concluído no próximo final de semana (dias 18 e 19) quando o problema estará resolvido.
Informamos ainda que a cor amarelada é devido a presença do elemento químico (ferro) na água que está acima do teor normal, mas o mesmo não causa problema na saúde dos usuários, mas apenas problemas estéticos na água.
Estas informações são do SAAE que tem como contato com seus usuários o e-mail: [email protected] ou telefone: (35) 3264-0550.
Agradecemos a compreensão de todos e ao mesmo tempo nos colocamos a disposição para outros explicações, dessa empresa, que é responsável pela distribuição de água na cidade.
Esclarecemos aos técnicos do setor (engenheiros químicos, biólogos, etc) que lerem esse comunicado, que não usamos termos técnicos na explicação, pois o objetivo é atingir o público em geral.