A falta de chuvas e o calor dos últimos dias, que favorece o aumento do consumo de água, começa a prejudicar o abastecimento em algumas cidades da região. Em Varginha (MG), no fim de semana, cerca de 40 bairros ficaram cerca de 24 horas sem água. O problema foi restabelecido na madrugada de sábado para domingo. A vazão das bombas de captação de água diminuiu e por isso foi preciso colocar três bombas emergenciais para ajudar no trabalho. Clique em Leia Mais e confira notícia completa
A previsão da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa), é que a situação volte a voltar ao normal com o início das chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de chuva a partir do dia 11 de fevereiro. Atualmente, existem duas estações responsáveis pelo abastecimento de água da cidade, com capacidade de 190 e 280 litros por segundo. Uma outra estação é responsável pelo abastecimento do distrito industrial.
Conforme o Instituto Somar de Meterologia, a média de chuvas para o mês de janeiro é de 275 milímetros na região. No entanto, neste mês de janeiro, foram registrados apenas 75 milímetros de chuva, 27 do esperado. A média histórica para o mês de fevereiro, conforme o instituto, é de 250 milímetros de chuva. Porém, a previsão é de sol forte, calor e pancadas isoladas de chuvas nos primeiros 20 dias do mês.
Informações: G1