Campanha busca doador de medula para menino de 4 anos

Uma família que mora na zona rural de Fama (MG) está em busca de doadores de sangue para um menino de apenas 4 anos que precisa encontrar um doador de medula óssea. O pequeno Rafael tem uma doença grave conhecida como “Anemia Fanconi”, que pode levar a criança ao quadro de leucemia. Segundo os médicos, o menino já está perto de chegar a esse quadro. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.

 

 

Para encontrar um único doador que seja compatível com ele, o menino Rafael irá precisar de pelo menos 400 voluntários. Por isso, os amigos da família já fazem uma campanha nas redes sociais. Em menos de uma semana, a página da campanha já recebeu mais de mil visualizações. “No primeiro dia já foi de uma expansão imensa, o pessoal já deixou mensagens e números de telefone”, conta a amiga da família Juliana Oliveira, que criou a página na rede social para buscar ajuda.

O diagnóstico da doença do menino aconteceu há dois anos. Esse tipo de anemia diminui de maneira irreversível a imunidade do paciente e pode levá-lo a ter leucemia. A doença só foi descoberta quando o garoto foi fazer uma cirurgia.

Família busca doadores de medula óssea para menino de 4 anos em Fama, MG (Foto: Erlei Peixoto / EPTV)
Família busca doadores de medula óssea para menino de 4 anos em Fama, MG (Foto: Erlei Peixoto / EPTV)

Na semana passada, os pais de Rafael levaram um susto. Durante uma consulta com o médico, eles souberam que as plaquetas de defesa do organismo de Rafael, que deveriam ser de no mínimo 150 mil, estavam em apenas 40 mil. “Tem muita gente me ajudando. É a minha força pra conseguir [passar por isso]. E eu tenho esperança, acredito que vai dar certo”, fala chorando a mãe do menino, Gerusa Aparecida Martins.

A cada dia que passa o sistema imunológico de Rafael fica mais fraco e em breve ele irá precisar de transfusões de sangue. Segundo os médicos, não há remédios nem tratamento para esse tipo de anemia. Somente o transplante de medula poderá salvar Rafael. Por isso a urgência para se encontrar um doador compatível. O hospital onde Rafael faz o tratamento, em Passos, pediu que 400 doadores sejam reunidos para que uma equipe vá até a cidade para fazer a coleta de sangue.

Para participar da coleta, basta ligar na Secretaria de Saúde de Fama, no telefone (35) 3296-1280. As doações também podem ser feitas em unidades da Fundação Hemominas em Pouso Alegre (MG), Poços de Caldas (MG) e Passos (MG).

Fonte: G1



Esta notícia foi lida 1.219 vezes.

Comentários estão desabilitados.