Para combater o ‘vilão’ do desperdício, mais conhecido como “Sr. D”, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Poços de Caldas (MG) evocou a dupla de super-heróis Ren e Quione, os ‘Guardiões da Água’, que tem como objetivo ajudar a população na economia e no combate ao gasto desnecessário. A campanha deu certo e somente no último mês de outubro a economia foi de quase 9% em um comparativo com o mesmo mês no último ano, equivalente a cerca de 80 milhões de litros d´água. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.
Nos últimos dois meses – agosto e setembro – a economia também pôde ser constatada. Segundo o departamento, ficou em 5% e 3% respectivamente, o que significa que os ‘heróis’ têm feito um trabalho satisfatório. Já que a autarquia municipal não tem autonomia para multar quem desperdiça água, a ideia da campanha com os super-heróis é de que a própria população também se torne guardiã e quando presenciar alguma situação de desperdício, faça o alerta.
A campanha mostra que qualquer morador pode se tornar super-herói ao colocar em prática as dicas de economia dada pelos guardiões em vídeos divulgados nas redes sociais do departamento durante todo o período de estiagem. Quem dá um bom exemplo é a diarista Neuma Quintiliano da Silva, que ‘aposentou’ a mangueira para limpar o quintal. “Agora a vassoura virou minha principal aliada contra o desperdício, não lavo mais com a mangueira”, disse.
Já no bar de Ricardo Mucciaroni, a preocupação com o gasto de água é constante. “Economizamos desde a lavagem da louça à instalação de registros mais econômicos nos banheiros. A máquina comprada para lavar a calçada está parada e a limpeza tem sido feita com vassoura e balde. Nos últimos dois meses conseguimos reduzir em 20% nosso consumo” , contou.
Apesar da chuva, nível de represas ainda é baixo
A mudança no clima e as recentes chuvas já animam a população, mas o Dmae alertou que a água ainda não foi suficiente para encher os reservatórios. O volume ajudou, mas a recuperação das principais represas da cidade ainda é pequena.
Na Represa do Cipó, a quantidade de água que chega ao reservatório é de 335 litros por segundo. Na estiagem, a vazão foi menor: 300 litros por segundo. Na Represa Saturnino de Brito, a vazão de 150 litros por segundo subiu para 170, mas ainda está longe dos 210 litros por segundo registrados nos períodos de cheia.