Fim de ano: faça escolhas corretas na alimentação e mantenha a boa forma

Fim de ano pressupõe festas, bebidas, comidas e muitas calorias a mais no corpo. Pode até parecer difícil comer pouco ou ingerir alimentos mais saudáveis nessa época do ano, mas especialistas ensinam que é possível preparar refeições mais leves no Natal e no Reveillon. “O grande problema é a cultura: as pessoas já têm na cabeça comidas calóricas. Elas acreditam que, se na mesa não tiver pratos típicos das festas de fim de ano, alguma coisa está fora de lugar”, explica Carolina Lubeck de Andrade Silva. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.

 

 

 

Silva explica que para preparar uma ceia mais saudável, deve-se optar por ingredientes com baixo teor calórico. Ricota, leite desnatado, proteína texturizada de soja, verduras, legumes, frutas, entre outros, podem ser utilizados na preparação das ceias. Para o prato principal, por exemplo, deve-se optar por carnes brancas como peru, chester, frango, tender magro e lombo. “Essas carnes devem ser acompanhadas de cereais integrais como o arroz com sete grãos, com grande valor nutritivo e pouco calórico. O ideal é optar por uma porção de arroz, uma carne de ave, como o peru ou o chester, ou um peixe com molho, uma salada verde e uma porção de farofa de aveia por exemplo. Pode-se enfeitar os pratos com tomate seco, castanhas e frutas naturais, que dão um visual diferenciado e um toque especial à ceia”, explica Silva.

A bebida também deve ser pensada. Uma boa opção é o vinho, pois é rico em antidoxidantes (que combate o envelhecimento) e tem apenas 70 calorias por taça de 100 ml. Já na indispensável sobremesa, priorize as frutas como os figos, pêssegos e uvas. “O grande segredo é fazer escolhas corretas. Assim, é possível ter uma ceia bacana mas que não oferece calorias extras”, finaliza Silva.



Esta notícia foi lida 845 vezes.

Comentários estão desabilitados.