Continuam as buscas pela quadrilha que rendeu policiais e fez um turista refém para explodir um caixa eletrônico na madrugada desta terça-feira (6), em Monte Verde, no distrito de Camanducaia (MG). Segundo a Polícia Militar, pelo menos quatro pessoas participaram da ação ao posto bancário, que fica a menos de 10 metros de uma base da polícia. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.
O ataque aconteceu por volta das 2h, na Avenida Monte Verde. Enquanto dois homens mantinham os policias presos dentro do pelotão, um deles explodia o caixa e um quarto criminoso fazia um turista refém. “Os criminosos esperaram os dois policiais militares que estavam de plantão entrar na base para agir. Tinha um jovem passando pelo local, um turista, que eles fizeram de refém e entraram no meio do mato. Eles mantiveram esse jovem com eles durante todo o tempo, até mesmo para evitar uma repressão policial, né?”, relatou o tenente Evandro Nunes Vassalo.
Antes de deixar a cidade os criminosos ainda deram tiros de fuzil para o alto. Os disparos foram ouvidos a mais de 1km de distância, como no hotel de Flávio Gonçalves Marques. “Aqui fica em um lugar bem alto, mas mesmo assim conseguimos ouvir e identificar que eram tiros”, relatou.
A polícia acredita que os suspeitos desceram a serra por uma estrada de terra sentido Gonçalves (MG). Durante o dia foram feitas buscas nas cidades vizinhas e os militares contaram, inclusive, com o apoio de um helicóptero. “Eles não são amadores. São criminosos que estudam o local. Eles ficaram calmos no momento da ação, estavam bem armados, inclusive, é tudo muito bem planejado por eles”, comentou o tenente.
A ação assustou até mesmo os turistas, que estão na cidade a procura de descanso. “Nós saímos de São Paulo para evitar violência e jamais imaginaríamos que isso aconteceria aqui”, disse o professor Nivaldo Neves.
Sequência de explosões
Esse é o 9º assalto a caixas eletrônicos registrados na região nos últimos dois meses. A sequência de ataques começou em 30 de novembro, quando duas agências de Itaú de Minas tiveram equipamentos explodidos. A 8ª explosão ocorreu em Cabo Verde (MG) no dia 3 de janeiro.
Na tarde desta segunda-feira (5), um técnico de uma agência do Banco do Brasil em São Sebastião da Bela Vista (MG) descobriu um artefato parecido com uma banana de dinamite escondida atrás de um dos caixas. No dia 31 de dezembro, a mesma agência teve a entrada explodida por suspeitos, mas nada foi levado na ocasião.
Fonte:G1