Pela primeira vez uma mesma administração é vencedora por três anos consecutivos e em segmentos diferentes do Prêmio Mineiro de Boas Práticas de Gestão Pública realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e União Brasileira de Qualidade (UBQ). Clique em Leia Mais e confira notícia completa.
Em 2013, Elói Mendes ganhou o prêmio concorrendo na área da Saúde com o Programa do PSF Rural. Em 2014, Elói Mendes concorreu no segmento Administração/Agricultura com o Programa “Raízes do Campo”. Neste ano, a premiação se deve ao conjunto de ações desenvolvidas na área da educação, como por exemplo, os grandes investimentos em obras e estruturas nas escolas urbanas e rurais, o projeto Café com Leite e o NAM (Núcleo de Atendimento Multidisciplinar).
Nesta edição do prêmio, o prefeito Wiliam Cadorini concorreu com mais de 600 cidades de todo Estado. “É uma honra representar nossa gente e levar o nome de nossa terra pra todo Brasil”, comentou satisfeito o prefeito Wiliam Cadorini.
A entrega da 5º Prêmio Mineiro de Boas Práticas ocorrerá no dia 7 de maio no 32º Congresso Mineiro de Municípios em Belo Horizonte.
Saiba mais sobre alguns dos trabalhos do município na área da Educação
Café com leite: combinação certa
Os alunos da escola rural do município recebem gratuitamente leite com café toda manhã antes das aulas começarem. A ideia surgiu para reforçar a alimentação das crianças que precisam acordar muito cedo para estudar.
De acordo com a nutricionista responsável pela merenda escolar, Paula Campos Pereira, “O objetivo é manter estes alunos bem alimentados, estimulando assim a concentração e o aprendizado durante as aulas. Dessa forma, essa iniciativa visa estimular esses alunos para que bem alimentados eles possam também realizar melhor as suas atividades escolares.”
Outro objetivo é incentivar a agricultura familiar, pois o leite e o café oferecidos são dos produtores daquela região.
Atendimento multidisciplinar auxilia alunos das escolas municipais
A Prefeitura de Elói Mendes desenvolve um trabalho inédito na área da educação que tem apresentado bons resultados. O Núcleo de Atendimento Multidisciplinar – NAM atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem matriculados nas escolas da rede municipal de ensino.
O local funciona desde outubro de 2013. Uma vez por semana, estudantes da zona rural e urbana, de 4 a 17 anos, são atendidos pela psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga ou assistente social. Em 2014, cento e setenta e cinco alunos foram acompanhados. Alguns já tiveram alta e todos apresentaram melhoras, seja na escola ou em casa.
Para receber atendimento é preciso obter encaminhamento da escola. Por ele, são selecionados os casos de prioridade, como quadros de autismo, hiperatividade, questões sociais, dificuldade na fala, na escrita, coordenação motora, dificuldade de acompanhar o ritmo da turma e de concentração, entre outros problemas.
São aproximadamente 10 atendimentos por dia de cada profissional. Cada sessão dura cerca de 30 a 50 minutos. Há casos de encaminhamento ao neurologista ou pedido de medicamento. Sessenta e seis crianças estão na lista de espera. Por isso, os pacientes que faltam três vezes sem justificativa passam sua vaga para quem mais necessita.
A coordenadora do NAM, psicopedagoga Grazielle Inocêncio, além do atendimento clínico, uma vez por mês visita cada escola do município para avaliar o rendimento dos alunos atendidos pelo NAM.
Os pais também participam do acompanhamento. Há o grupo de mães por faixa etária que passa orientações de relacionamento com os filhos.
A equipe multidisciplinar é formada pela psicóloga – Alessandra Jarduli, Psicopedagoga – Grazielle Inocêncio, Fonoaudióloga – Maria Luisa Pelegrinetti Valias dos Reis e apoio da assistente social Cássia Alves Bueno.
Novos materiais pedagógicos para crianças de 4 e 5 anos
Desde 2014 a prefeitura implantou um novo material pedagógico para educação infantil, com a doação de apostilas que promoverá a melhoria do ensino e a aprendizagem dos alunos.
Segundo prefeito o investimento é necessário, pois a educação de qualidade deve iniciar desde os primeiros dias de aula de cada criança.
O objetivo é melhorar a qualidade e equiparar as escolas municipais aos níveis de escolas particulares. A Prefeitura investiu mais de 70 mil reais em aquisição de livros e apostilas.