Ecoetrix e CEFET estimulam a Economia Solidária

Desestimular o consumismo e fazer com que objetos guardados ganhem nova utilidade. No ultimo sábado (13), os conceitos da Economia Solidária foram colocados em prática por dezenas de jovens graças a uma parceria entre o Ecoetrix Parquescola e o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) de Varginha. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.

 

 

 

 

Pratique o desapego

O desapego foi praticado na Feira de Trocas organizada pelo CEFET, com o apoio do Ecoetrix com o intuito de provocar o despertar de uma nova consciência, além de fazer com que objetos e utensílios que há muito não eram utilizados voltassem a circular novamente. A estudante Luísa Avelar elogiou a iniciativa, “foi uma experiência muito legal conscientizar os alunos sobre o valor de uso das ‘coisas’, pois se você não usa mais determinado objeto e ele está em bom estado pode ser trocado.”, avalia. De acordo com o professor Mike Ferreira presidente da comissão organizadora do evento, os objetivos foram atingidos, “fomentamos a reflexão dos alunos sobre o consumo e acumulação de objetos e o resultado foi positivo com várias trocas realizadas.”, explica.

Trabalho constante

Após o término da feira todo o material excedente foi doado ao Ecoetrix para ser disponibilizado em novas feiras de trocas durante o ano. Para Wender Reis organizador projeto ‘Feira de Arte Solidária’, do Ecoetrix, a parceria é fruto do um trabalho constante, “útil, agradável e sustentável, é para comemorar essa e todas as iniciativas que buscam provocar mudanças de hábitos. O CEFET de Varginha tem nosso apoio, acredito, cooperando conseguimos contextualizar as aprendizagens dos alunos da escola . ”finaliza.

No sábado letivo as atividades se estenderam das 8h até às 12h.  A Feira de Trocas aconteceu concomitante as atividades da semana do meio ambiente, realizada pelo CEFET, que neste ano teve o tema: ‘Biodiversidade, Consumo Consciente e Formação Socioambiental para a Cidadania.’



Esta notícia foi lida 820 vezes.

Comentários estão desabilitados.