Em Elói Mendes (MG), a cadeia foi reformada e, segundo a Subsecretaria de Administração Prisional de Minas Gerais (Suapi), só vai ser reaberta em 100 dias. Já a cadeia de Guapé (MG) foi desativada permanentemente.
Os presos das duas cidades agora são levados para Varginha. A solução encontrada pela Polícia Civil é deixar os detidos na cela de custódia da delegacia até que apareça uma vaga no presídio.No dia 18 de julho, o delegado Josias Moreira Gissoni chegou a pedir um habeas corpus à Justiça para liberar um detento. Dois dias depois, uma vaga no presídio foi disponibilizada para a transferência.
Rapaz ficou preso dois dias na cadeia de Varginha, MG, na segunda quinzena de julho
Improvisação já dura 6 meses
“Chega a ser um absurdo o delegado prender e depois ele mesmo pedir para soltar porque ele não tem local onde colocar. Mas eu vou continuar tomando esta atitude, porque o preso não pode ficar aqui nestas condições”, disse à época o delegado.
Segundo Gissoni, a situação tem se repetido ao longo dos últimos seis meses. Nesta quinta-feira (28), dois homens presos em Elói Mendes seguiram para o presídio depois de um dia passado na cela de custódia.
Suapi vai assumir cadeias
De acordo com a Suapi, as dificuldades devem ser reduzidas com a criação de unidades prisionais em locais que antes estavam sob jurisdição da Polícia Civil.
Em 100 dias, além de Elói Mendes, a subsecretaria vai assumir cadeias em Alpinópolis (MG),Botelhos (MG), Candeias (MG) e Monte Santo de Minas (MG). Em até nove meses, cadeias deMuzambinho (MG), Bom Sucesso (MG), Carmo do Rio Claro (MG) e Conceição do Rio Verde(MG) também devem ser assumidas pela Suapi.
Informações: G1