Varginha MG (02/04/2012) – No último sábado, o 24º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança da partida entre BOA x Cruzeiro, contou com um efetivo de mais de 250 policiais especialmente, treinados para o evento. Clique em Leia Mais e confira a notícia completa.
Os Policiais Militares foram lançados em locais estratégicos, para que fossem capazes de reagir imediatamente qualquer situação de tumulto, sendo empregados, dentro e fora do estádio, antes e depois da partida, com o reforço de viaturas lançadas nas imediações, além do emprego de moto-patrulhamento, facilitando deslocamento de pessoas e veículos. Outra inovação foi o lançamento do Grupamento de polícia Montada e a base comunitária, todo este aparato propiciou uma ação de prevenção eficiente e o que resultou em nenhum registro de ações delituosas.
A PM também realizou um trabalho de conscientização dos torcedores, através de campanhas contra a violência no estádio, informações e orientações aos torcedores, divulgando dicas de segurança através dos órgãos de imprensa, garantindo assim uma maior sensação de segurança.
Uma das ações inovadoras que contribuiu sobremaneira para o policiamento, foi a implementação de monitoramento através de câmeras de segurança. O uso destes equipamentos foi, extremamente, importante, pois os militares puderam acompanhar todas as movimentações dos torcedores, direcionando inclusive o policiamento para setores com maior número de pessoas. Toda movimentação anormal era repassada, imediatamente, aos policiais apostos que através das informações efetuavam averiguações.
O Comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, Ten Cel Edilson Valério, destacou que o planejamento das ações policiais aliado, a utilização do sistema de monitoramento das movimentações dos torcedores, possibilitou a prevenção de pequenos conflitos e brigas. Todas as ações e operações policiais foram eficientes e impediram a ocorrência de delitos e tumultos no interior do estádio e nas suas proximidades, com isso a Polícia Militar realizou o policiamento da partida com qualidade garantido a segurança e tranqüilidade aos torcedores.
Não podemos de deixar de registrar o comportamento exemplar que os torcedores tiveram no decorrer da partida, pois, tivemos o privilégio de acompanhar centenas de famílias assistindo o jogo, demonstrando assim que violência não tem nada a ver com esporte, acrescentou o Ten Cel Edilson Valério.