O dia 18 de maio é dedicado ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na tarde desta ultima sexta-feira, eloi-mendenses se mobilizaram no centro da cidade realizando uma blitz educativa. Foram distribuídos panfletos e adesivos informativos, além da exposição de faixas educativas. Cerca de 300 veículos e 700 pedestres foram abordados. A iniciativa foi idealizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com apoio da Polícia Militar, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e integrantes do Projovem (Programa Nacional da Inclusão de Jovens). Clique em Leia Mais e confira a notícia completa.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes foi criado pela lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão de um crime ocorrido na cidade de Vitória/ES, em 1973. Neste ano, uma menina de oito anos foi espancada, violentada e assassinada. Os culpados pelo crime não foram punidos.
Em Elói Mendes, as denúncias contra o abuso sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas para o Conselho Tutelar pelo 3264 – 4231 ou pelo número 100 ( Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos). É reservado ao denunciante o sigilo de sua identidade.