A coleta de lixo na cidade a partir de setembro, coincidindo com o período eleitoral começou a ter problemas na sua execução. Além do serviço não estar sendo feito de forma eficiente, pois bairros inteiros estavam ficando sem a coleta, além do lixo estar sendo espalhado pelas ruas da cidade e na estrada que da acesso ao aterro sanitário…. Clique em Leia Mais e confira a notícia completa .
A prefeitura foi notificada pela Justiça do Trabalho devido às adequações que deveriam ser feitas.
Como os caminhões que realizavam a coleta não eram apropriados, para resolver a questão, a prefeitura decidiu terceirizar o serviço através de empresas que a realizam, com caminhões compactadores.
Das várias empresas contactadas, a única empresa que se dispôs a realizar os trabalhos foi a empresa Coutinho que já realiza o serviço em Varginha e Baependi.
A empresa tem que realizar parte do serviço após as 17 horas, pois os caminhões já estavam comprometidos com os serviços naquelas cidades para coletarem durante o dia. Porém, devido a desavença entre sócios da empresa no dia 14/12 a Justiça determinou o recolhimento 3 (três) caminhões em favor de um dos sócios. Com menos caminhões para coletar, os serviços ficaram prejudicadas nas cidades onde a Coutinho, tem contrato.
Diante do prejuízo a população, a prefeitura de Elói Mendes notificou a empresa Coutinho e lhe aplicou uma multa no valor R$ 8.000,00 (oito mil reais), exigindo ainda o restabelecimento do serviço na forma ideal, o que de acordo com a Secretaria Municipal de Obras, já está sendo restabelecido desde ontem (27/12).
A prefeitura informou ainda que está fazendo estudos para definir e implementar no inicio do primeiro semestre de 2013 o modelo ideal de coleta de lixo. Estão sendo estudadas várias alternativas tais como: compra de caminhão, terceirização de caminhão e mão de obra, ou terceirização só da mão de obra